domingo, 23 de março de 2008

Edifício Grande Avenida


O Edifício Grande Avenida é um prédio localizado no número 1754 da avenida Paulista em São Paulo, Brasil. Situado a cerca de 50 metros da rua Peixoto Gomide.
Arquitetura das mais marcantes da cidade, o edifício grande Avenida foi palco de dois incêndios em sua história, sendo o primeiro, sem grandes proporções, em 1969.
Devido à localização estratégica na cidade, e às proporções do segundo incêndio, o fato foi noticiado em todo o mundo.
O sinistro teve princípio na sobreloja do edifício, na tarde de 14 de fevereiro de 1981, deixando dezessete vítimas fatais e destruindo todos os andares do prédio. O número de vítimas só não foi maior, porque o episódio ocorreu num sábado de carnaval e haviam poucas pessoas trabalhando no interior do edifício.
Essas pessoas, a maioria, eram funcionários da Construtora Figueiredo Ferraz, e estavam com um projeto atrasado, que deveria ser apresentado na quinta-feira. A corrente de ventania que subia da avenida 9 de Julho (pela parte de trás do prédio) funcionou como um verdadeiro fole, alimentando o fogo. Todos os andares foram consumidos pelo fogo, rapidamente.
As viaturas do Corpo de Bombeiros, provenientes da Praça da Sé, subiram a avenida Brigadeiro Luís Antônio; as outras viaturas vieram da guarnição da rua da Consolação. Os helicópteros particulares estavam pousando no Museu de Arte de São Paulo (MASP), numa área contíguo ao vão livre, onde até hoje é realizada a feira de antiguidades. Na época não existiam heliportos nos prédios da avenida. Médicos abriam os porta-malas de seus carros, cheios de medicamentos. Pessoas do povo escreveram com cal no asfalto: Calma! Calma!
O perigo maior era se o fogo se alastrasse para o último andar, onde fica a torre de transmissão da TV Record, pois estavam armazenadas mais de vinte latas de tinta para pintar a torre, além de óleo diesel, que mantinha o gerador da torre funcionando. Um dos novos proprietários da TV Record era Sílvio Santos, que havia adquirido recentemente ações da emissora.
Este tipo de construção como a do Edifício Grande Avenida e a do Banco Real, na mesma avenida, foram proibidas pela prefeitura de São Paulo.

Nenhum comentário: