domingo, 23 de março de 2008

Onda de calor de 2003 na Europa

A onda de calor de 2003 na Europa foi um dos mais quentes verões europeus, que causou crise na saúde em vários países e consideráveis impactos na agricultura.
França14.802 pessoas, a maioria idosos, morreram na França por causa do calor, segundo o maior serviço funerário do país. Os verões franceses não são usualmente muito quentes, principalmente ao norte. Como conseqüência, a maioria das pessoas não sabe como se proteger – por exemplo, contra a desidratação –, e a maioria dos lares e casas de repouso não são equipados com ar-condicionado, embora haja sistemas de emergência contra vários tipos de catástrofe.
A onda ocorreu em agosto, um mês em que muitas pessoas, inclusive membros do governo, estão em férias ou recesso.
Muitos corpos ficaram meses sem ser identificados, porque parentes estavam viajando. Um galpão refrigerado na periferia de Paris foi usado por empresas funerárias, porque suas instalações não comportavam o número de cadáveres. Em 3 de setembro, 57 corpos foram enterrados como indigentes em Paris, porque não havia quem os reconhecesse.
As falhas no sistema de saúde francês que permitiram tantas mortes causaram polêmica. O presidente Jacques Chirac e o primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin responsabilizaram:
a semana de 35 horas; as férias dos médicos de família naquele mês (muitas empresas tradicionalmente dão férias coletivas em agosto, e os médicos de família tiram férias todos ao mesmo tempo); famílias que deixam seus idosos sozinhos e sem cuidados. A oposição, bem como muitos órgãos da imprensa franceses, porém, culparam mesmo o governo, principalmente ao ministro da Saúde Jean-François Mattei, que perderia o cargo em 31 de março de 2004.
O dr. Patrick Pelloux, líder do sindicato dos médicos de emergência, culpou Raffarin por ignorar os alertas de perigo dos profissionais e por não tentar minimizar a crise.
ItáliaCerca de 20 mil morreram na Itália quando a temperatura oscilou, em muitas cidades, entre 38°C e 40°C durante semanas, segundo o eurosurveillance.org[carece de fontes?]. Outras fontes divulgaram números menores, não só para a Itália. Para a revista New Scientist, houve 4.200 mortes na Itália e na Espanha devido à onda de calor. O britânico The Guardian chegou ao número de 1.000 mortes na Itália e 4.000 na Espanha.
Reino UnidoNo Reino Unido foi registrada a máxima recorde de 38,1°C (100,6°F) em Gravesend, Kent, em 10 de agosto. A temperatura mais alta até então foi de 37,1°C (98,8°F), em Cheltenham. Análises posteriores revelaram temperaturas altas freqüentes em Brogdale Orchards, uma milha ao sul de Faversham, atingindo 38,5°C (101,4°F) em 10 de agosto.
Uma análise retrospectiva, publicada em 2005, informou que 2.139 pessoas morreram por causa da onda de calor, no período de 4 a 13 de agosto.
PortugalHouve imensos incêndios florestais em Portugal. 5% da zona rural e 10% das florestas foram destruídas, área correspondente a cerca de 4.000 km². Dezoito pessoas morreram. A temperatura atingiu a marca de 48°C em Amareleja.
EspanhaHouve 141 mortes. Recordes de temperatura foram quebrados em várias cidades, incluindo Jerez de la Frontera (45°C[carece de fontes?]), Badajoz (45°C), Huelva (43,4°C), Gerona (41°C), Burgos (38,8°C), San Sebastián (38,6°C), Pontevedra (36°C) and Barcelona (36°C).
Outras cidades do sul da Espanha registraram temperaturas acima dos 40°C, porém não há dados precisos: Múrcia (41,8°C), Toledo (42°C), Córdoba (46,2°C) e Sevilha (47°C)
AlemanhaNa Alemanha, a máxima de (40,4°C) ocorreu em Roth, na Baviera. Com apenas metade da média pluviométrica, os rios chegaram a seu nível mais baixo no século, impossibilitando a navegação no Elba e no Danúbio.
Cerca de 7.000 pessoas, na maioria idosos, morreram durante a onda de calor na Alemanha.
SuíçaNa Suíça, houve degelo nos Alpes, o que causou avalanches e inundações. O país viu, pela primeira vez, as temperaturas atingirem níveis tropicais: 41,5°C (106,7°F), em Grono.Número total de mortesA onda de calor de 2003 na Europa matou entre 35.000 e 50.000 pessoas.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Onda_de_calor_de_2003_na_Europa

Nenhum comentário: