terça-feira, 1 de abril de 2008

Airbus A320, vôo JJ 3054, derrapa em Congonhas

O acidente
O avião da TAM com 186 pessoas a bordo derrapou na pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, atravessou a avenida Washington Luiz e bateu em um prédio da TAM Express. O Airbus A320, vôo JJ 3054, partiu de Porto Alegre, às 17h16 da terça-feira e chegou a São Paulo às 18h45. O acidente é o maior da aviação no País.Muitas famílias aguardavam a chegada do vôo JJ 3054 quando viram um clarão e ouviram a explosão do Airbus A320. O aposentado Lamir Buzanelli, de 67 anos, pai de Claudemir Arriero, uma das vítimas do acidente, diz que seu filho ligou e avisou que estava vindo de Porto Alegre. Lamir aguardava no aeroporto, quando escutou o estrondo da explosão do avião que trazia o filho.No auge das operações, 255 homens do Corpo de Bombeiros trabalhavam no resgate. Membros das equipes de resgate disseram ao governador do Estado, José Serra, que é impossível haver sobreviventes dentro do avião.
Piloto teria tentado arremeterUm funcionário de manutenção da TAM viu o exato momento em que o piloto da aeronave pousava na pista e teria tentado arremeter, provavelmente temendo não poder concluir a aterrissagem. "Vi ele tentar desarmar o reverso e arremeter", disse ele, que pediu para não ser identificado pela reportagem da Agência Estado.Sem conseguir realizar a manobra de voltar ao ar, a aeronave bateu de bico no posto de gasolina e atingiu, em seguida, o prédio da TAM Express.O funcionário estima que o Airbus 320, prefixo MBK, estava numa velocidade superior a 150 quilômetros por hora. Alta demais para uma pista em condições precárias, segundo ele. "A semana inteira os pilotos reclamaram da pista escorregadia, que um acidente grave seria inevitável. O acidente da Pantanal foi um aviso."Logo após o acidente, ele permaneceu por alguns minutos na esquina das Ruas Otavio Tarquinio de Souza e Baronesa de Bela Vista, atrás do prédio da TAM Express. O funcionário viu quando dois colegas foram resgatados pelos bombeiros, que utilizavam a escada Magirus. Eles estavam no segundo andar do prédio em chamas.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2007/07/17/explosao_bloqueia_pistas_da_avenida_washington_luis_em_sp_927057.html

Nenhum comentário: